segunda-feira, 26 de março de 2012

História: Fiat 500

O Fiat 500 foi idealizado pela Fiat para ser um carro popular, acessível e compatível com a situação econômica da Itália no pós-guerra. O carismático carro foi lançado para substituir o Fiat Topolino, outro carro popular de bastante sucesso.


Na década de 50, depois da Segunda Guerra Mundial e durante a reconstrução econômica e social da Europe, houve um "boom" de motos e motonetas, como as Vespas, por ser um veículo barato e de baixa manutenção. Para competir nesse mercado, a Fiat lança o 500, que é compacto e simples. Em pouco tempo o pequenino carro caiu no gosto dos italianos e passou a superar a venda de motocicletas.

Ao longo dos anos, o Fiat 500 foi ganhando novas versões, como a com quatro lugares (inicialmente, o carro só comportava duas pessoas) e a mini perua, que será relançada este ano na Europa. 


O Fiat 500 foi além do carro econômico, se tornou uma marca da juventude da época, já que era o carro preferido dos motoristas iniciantes. Assim, a imagem do Fiat 500 e da própria Fiat passou a ser associada à jovialidade e frescor.

Anos depois, o Fiat 500 deixou de ser produzido para dar lugar ao Fiat 126, que fez bem menos sucesso e a outros automóveis.

Em 2008, a Fiat relançou o Fiat 500, baseado nos primeiros modelos do pós-guerra, mas com todo o frescor dos anos 2000, ou seja, o carro continua sendo um símbolo de juventude.


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