segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Para recordar: Fiat 147

Vocês sabiam que hoje é Dia da Saudade? Pois é, esse sentimento difícil de explicar e a palavra difícil de traduzir é o que muitas pessoas sentem ao se lembrarem do Fiat 147! Quem já teve um?


O Fiat 147 foi produzido no Brasil entre 1976 e 1986, era uma grande novidade, porque até então os carros da Fiat não eram fabricados aqui. Além disso, ele representou o pioneirismo em vários outros aspectos, por exemplo, foi o primeiro carro a álcool produzido em larga escala. A crise do petróleo havia afetado profundamente a economia brasileira na época, então a solução foi encontrar outro combustível.

O Fiat 147 também representou uma nova forma de aproveitamento do espaço interno do veículo, em um carro compacto e confortável. Era também bastante econômico quando se comparado a outros veículos da época.

Ele também foi um dos poucos carros a ter uma completa família de veículos abordando todas as categorias (hatch, sedan, perua, fugão e pick-up), exceto pelas ausentes conversível e utilitário esportivo. Quem se lembra do Fiat Oggi ou Panorama? Pois então!

No fim da década de 80, porém, o Fiat 147 cedeu espaço para outro modelo da Fiat: o Fiat Uno e o resto da história vocês já sabem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário